Subscribe:Posts Comments

You Are Here: HomeSono � Sono


Sono - Causa de acidentes
Quem de nós nunca sentiu sono ao dirigir, no desenvolvimento de nossas atividades profissionais ou em outras situações específicas?
Dificilmente alguém responderá afirmativamente.

Em quais horários sentimos mais sono?
Normalmente entre meia hora e uma hora e meia após as refeições, durante o processamento da digestão, período no qual ocorre uma maior concentração de sangue na área do intestino delgado e na parte inferior da área do intestino delgado e na parte inferior do abdômen. Como temos em média cinco litros de sangue no organismo, o fluxo no cérebro diminui sensivelmente, ocasionando no mesmo falta de oxigênio, perda de reflexos e sonolência acentuada.

Quais as conseqüências de dormir ao dirigir?
Lesões em todos os níveis, podendo culminar na morte do condutor e passageiros do veículo, bem como de inocentes que trafegam em sentido contrário, sem considerar, em segundo plano, os danos materiais decorrentes dos acidentes.

Podemos perceber se o condutor de um veículo que se aproxima em sentido contrário está dormindo ou prestes a dormir?
Não é fácil, porém devemos adotar medidas preventivas quando o veículo se aproxima efetuando eventuais “zigues-zagues” na pista.

O que devemos fazer ao sentirmos que estamos sendo dominados pelo sono?
O ideal seria estacionar em local seguro e dormir um pouco. Nem sempre é possível.
Mesmo em estacionamentos de postos de estradas ou em qualquer lugar nas cidades, o risco é grande.
Além disso, situações de emergência não permitem perda de tempo.

Como proceder nessas condições?
Existe um procedimento simples, rápido e eficaz que pode ser adotado em situações de sono provocado por trabalhos repetitivos, viagens longas, paisagens constantes, retas imensas, noites mal dormidas, estafa, festas, aulas, etc.

Discriminaremos as ações que devem ser realizadas em situações de sono ao dirigir. Elas podem ser adaptadas às outras situações, desde que realizadas em locais adequados.
a) Basta parar em um lugar relativamente seguro tão logo sinta sono. Pode ser no acostamento, de preferência no meio de uma reta considerável ou na parte central entre duas lombadas, observando continuamente se algum dos carros que se aproximam diminui a velocidade. É um sinal de alerta de provável assalto. Assim procedendo, teremos tempo de entrar e dar partida no nosso veículo.
b) Fazer 40 abdominais, apoiando as palmas das mãos no chão e jogando as pernas juntas para trás e recolhendo-as junto às mãos novamente, com movimentos rápidos.
c) Fazer 40 "polichinelos", pulando, abrindo e fechando braços e pernas em um ritmo rápido.
d) Fazer "apoio-de-peito-sobre-o-solo". Deitar com o corpo reto, de barriga para baixo, e elevar e baixar a parte de cima do corpo somente com auxílio das mãos, mantendo reto o corpo. Repetir quantas vezes o preparo físico permitir (três a cinco vezes é o mínimo suficiente).
Realizando esses três exercícios, que consomem aproximadamente dois minutos, teremos a certeza de que não seremos vencidos pelo cerca de uma hora.

Explicação:
Existem três sinais vitais no organismo humano: RESPIRAÇÃO-CIRCULAÇÃO-TEMPERATURA
Se um deles aumentar, os outros dois também aumentarão rapidamente. A recíproca é verdadeira no caso de um deles baixar.
Com esses exercícios, movimentamos a maioria dos músculos do corpo, gerando um consumo imediato de energia.
A reposição dessa energia é suprida pelo alimento trazido pelo sangue, cuja hemoglobina transporta o oxigênio respirado.
A pulsação, que atinge em média 70 batimentos por minuto ao dirigir, passa rapidamente para um ritmo em torno de 120 batimentos (não gerando riscos).
A temperatura do corpo aumenta.
A respiração, normalmente entre 12 a 14 ciclos por minuto, acelera-se rapidamente, acima de vinte ciclos, aumentando bastante o volume de ar inspirado. Nessa condição, todos os órgãos são oxigenados e um deles, o cérebro, que requer cinco vezes mais oxigênio que os outros, recebe uma dose maciça de oxigênio, despertando a pessoa por um bom período.
Esse procedimento pode ser adotado para prevenir acidentes em tarefas que reúnam movimentos repetitivos e ruído (prensas, guilhotinas,etc.), ou em um local privado antes do início de aulas noturnas; durante o estudo ou leitura em casa; assistindo a um filme na televisão e em demais situações.
Tags: Sono

0 comentários

Leave a Reply