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A atitude que as gerências dizem saber, mas não fazem acontecer na prática.
"Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns." Seja você supervisor, líder, chefe ou gerente de equipe, suas atitudes e opiniões serão referências para os seus subordinados e colegas de trabalho. Daí a importância de demonstrar, não como caso isolado, mas diariamente, uma postura ética, transparente, facilitadora e profissional. Confira a seguir sugestões do que considero mais importante. A maioria ou até mesmo todas elas não devem ser muito novas para você, mas nunca é demais lembrar:

01 - A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA - Faça da sua apresentação pessoal uma "marca"; barba, cabelos, mãos, unhas, perfume, desodorante, hálito e se vista adequadamente. Embora possa não parecer, a somatória destes detalhes, demonstrara o seu bom gosto, a sua personalidade e o seu caráter. Também contribuirá com a sua postura, o seu astral, além do respeito pelas pessoas e da consideração pela sua função. Você pode acreditar, ainda que informalmente, nunca se apresente sem estar atento ao "conjunto da obra". Você.

02 - EDUCAÇÃO E BOAS MANEIRAS - Cumprimente todos os dias cada membro da equipe, faça disso uma rotina, demonstrando satisfação e alegria por estarem juntos em mais um dia de trabalho. Considere igualmente cada colaborador independente da raça, cor, idade, religião, sexo, etc... Isto fará com que a equipe aprenda a reconhecê-lo como uma pessoa justa e de bom senso.

03 - FORMA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM - Muito cuidado com as gírias e modismos no falar, palavras ou expressões de baixo nível não se enquadram com a função de liderança. A sua forma de falar dirá quem você é; se uma pessoa inteligente e interessante ou uma pessoa vulgar e desagradável de se ouvir.

04 - ATITUDES TRANSPARENTES - Demonstre que todo o tempo Você é comprometimento com a função que desempenha para com a sua equipe, superiores, clientes e com a empresa da qual se orgulha de fazer parte. Deixe claro que Você é um profissional ético.

05 - FRANQUEZA E LEALDADE - Seja franco e sincero em suas atitudes, nunca deixe de falar o que for preciso na hora e momento certo. Desta forma Você, estará fortalecendo a sua lealdade com a equipe. Porém, cuide-se na forma de como, quando e onde falar para não desmotivar ou transformar as pessoas em vitimas de uma ou outra situação. Exercite continuamente a "avaliação e analises dos fatos e nunca das pessoas".

06 - ELIMINE A PALAVRA "NÃO" FÁCIL - Ao ser abordado, jamais diga a palavra "não"; procure ouvir, faça avaliações, peça tempo se necessário. Busque constantemente a preferência pela palavra "sim". Pesquisas comprovam que uma equipe motivada e comprometida, torna-se criativas, apresentando soluções de melhorias, mesmo até quando entendemos que um determinado "processo" funciona bem.

07 - OTIMISMO E REALISMO - Motive diariamente a sua equipe, demonstre as metas e os objetivos, porém não cometa exageros que normalmente são repletos de boas intenções, mas não condizem com a realidade. Tenho como lema uma gestão "pé no chão", realista e coerente. Nada de fantasias
08 - ESTIMULE A COOPERAÇÃO - A cooperação é tida e reconhecida como uma das maiores "força no trabalho". Estimule o companheirismo em equipe, uma vez por semana - por exemplo -, apresente "experiências vividas por outras equipes em outras organizações", isto fará com que tomem iniciativas para cooperarem entre si.

09 - SAIBA O QUE A EQUIPE PENSA DE VOCÊ - Estimule a opinião da equipe e ou das equipes a seu respeito. Verifique e observe; como Você é avaliado, como percebem o seu desempenho. Crie um canal precioso de informações, para corrigir eventuais distorções em sua conduta e imagem profissional.

10 - LIBERDADE E CAUTELA - Nunca exagere nas brincadeiras e tão pouco favoreça intimidades com a sua equipe. Via de regra, alguns acabam achando que "podem tudo com Você". Defina uma espécie de "divisão", onde fiquem claro os limites entre a liberdade e a liberalidade, para que amanhã não se transforme em libertinagem.

11 - TENHA SENSO DE HUMOR - Para que você mantenha o humor, é necessário entender claramente que implica gostar de lidar com pessoas o tempo todo, todos os dias. Seja um Líder bem humorado, sabendo entender os momentos de descontração de alguns membros da sua equipe, e conte com um pessoal emocionalmente saudável e disponível.

12 - INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - Saiba que a maioria das empresas já aderiram às lideranças emocionalmente inteligentes, portanto gerencie os seus impulsos e controle suas resistências para educar suas emoções. Nos eventuais acessos de desequilíbrios, se necessário, conte até 1000 para não por em risco o sucesso de sua liderança e até da carreira.

13 - REUNIÕES DESCONTRAIDAS E OBJETIVAS - Muito cuidado com aquelas reuniões intermináveis, dispersivas e cansativas, que para alguns se tornam uma sessão de cochilos e sonecas, enquanto que, para outros não passa de "conversa mole pra boi dormir" regado a cafezinho. Seja objetivo, resolva o que deve ser resolvido, mas não cometa o radicalismo.

14 - SENTIMENTO E SOLIDARIEDADE - Entenda o sentimento e seja solidário com cada membro da equipe. Jamais, ignore o lado humano de cada colaborador, e demonstre que Você está ao lado deles em qualquer situação. Porém, não deixe que confundam, com paternalismo ou protecionismo.
15 - AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL - Não permita que o ambiente se transforme num campo de conflitos, interesses e fofocas, que levam às pessoas a serem desconfiadas entre si, gerando "aquele baixo astral". Comece explicando a todos, que é ali que passam até um terço de suas vidas, que, então é responsabilidade da equipe tornar o ambiente o mais saudável possível.

16 - COMPARTILHAR AS DECISÕES - Saiba dividir com seus colaboradores a responsabilidade de administrar e liderar a equipe, bem como saber compartilhar das sugestões apresentadas pelos membros da equipe. Porém, deixe sempre claro, que a palavra final é sua.

17 - CUIDE DAS ESPÉCIES NOCIVAS - 1º os preguiçosos - que detestam ouvir falar em trabalho -; 2º os pessimistas - nunca acreditam em si e tão pouco nos outros -; 3º os fofoqueiros - que só sabem envenenar as relações profissionais e humanas -; 4º os não éticos - porque ignoram o respeito aos demais em benefício próprio -. Não titubeie, mande-os para fora da organização e elimine qualquer risco de contaminar a sua equipe.

18 - CONQUISTAR E MANTER - Para ser Líder é necessário saber "conquistar as pessoas, o grupo, os colaboradores". Toda conquista deve ser pela competência, confiança, simpatia e a capacidade de motivar. A relação destes ingredientes leva Você à tarefa de "manter a conquista", pois saiba que o difícil não está na "conquista", mas sim em "mante-la".

19 - TRABALHE SOMENTE O NECESSÁRIO - Não permita que o trabalho faça de Você e sua equipe "os eternos escravos". Trabalhe durante as oito horas normais, isto é ser uma equipe competente e comprometida. Saiba que quando os excessos de horas tornam-se habituais, via de regra, indicam que muitos processos não andam tão bem como devia, e é claro Você e a equipe.

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