Subscribe:Posts Comments

You Are Here: HomeQualidade de vida , Trabalhador satisfeito � Qualidade de vida no trabalho


Qualidade de vida é o grande tema desse século. Muito tem-se debatido e estudado sobre o tema QVT(Qualidade de vida no Trabalho). A Qualidade de vida não refere-se somente à prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde, mas também a diversos fatores que determinam se uma pessoa leva ou não, uma vida adequada de acordo com seus padrões pessoais.

Assuntos relacionados como: motivação, auto-realização humana, segurança, saúde, globalização, tecnologia, costumes e cultura, também ajudam na construção de uma idéia básica da QVT

Fatores de desmotivação como: os extrínsecos, relacionados com os fatos corriqueiros do dia-a-dia; discussões com chefe, mau relacionamento com companheiros de trabalho, material adequado para desenvolver seu trabalho, questão salarial e os intrínsecos, que tem a ver com o que a pessoa entende por certo ou errado, por fundamental, prioritário.

Com a crescente necessidade de termos sucesso em todos os setores da vida, trabalho, família, amigos. O insucesso em um desses setores pode se refletir radicalmente no outro. Um trabalhador fracassado como “homem da casa” transfere para o trabalho toda a possibilidade de se realizar. Assim, o trabalho assume dimensões gigantescas na vida das pessoas. É o que podemos chamar de Qualidade de Vida no Trabalho e Auto Realização Humana.

Neste contexto, é perfeitamente pertinente e muito relevante percebermos que a QVT está relacionada com o que o ser humano traz consigo: sentimentos e ambições. Um funcionário sempre quer ser parte da engrenagem: trabalhar, dar sugestões, debater idéias, ajudar a empresa a crescer. Ninguém mais quer ser comparado a um robô que apenas recebe ordens e simplesmente as executa.

Contudo fica claro que a QVT só pode ser atingida com a integração do funcionário e do patrão. O funcionário percebendo e discutindo seus interesses e aspirações. O patrão dando condições e promovendo satisfação do funcionário, melhorando assim a produtividade da empresa.

Com a globalização se tornou necessário, planejar, organizar e se preocupar com a QTV, pois tanto a empresa quanto o empregado tem direitos e deveres, e cada vez mais temos uma comunicação mais ágil e o ser humano interagido com o mundo todo através da Internet.

O papel da empresa em desenvolver a Qualidade de Vida no Trabalho vai além dos objetivos de qualidade e produtividade, promovendo a humanização do trabalho. A empresa que investe em QVT atinge mais facilmente um elevado nível de produtividade e qualidade.

O que mais desejamos na vida é felicidade, busca antiga do homem. Porém, para ser feliz, é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende qualidade de vida.

Você profissional em Segurança no Trabalho, procure sempre fazer algo a mais pelo trabalhador de sua empresa, trabalhador feliz = melhor produtividade= maior lucro = estabilidade, aumento salarial = trabalhador satisfeito.

0 comentários

Leave a Reply