Subscribe:Posts Comments

You Are Here: HomeLuta pela regulamentação � Em busca da regulamentação


Ontem estivemos na 1ª Conferência Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, no salão de Atos do Parque Barigui, Curitiba. O evento estava previsto a Presença do Ministro do Trabalho Carlos Lupi, (http://www.curitiba.pr.gov.br/Noticia.aspx?n=15727)
infelizmente o mesmo não esteve presente no evento sendo representado na data de 12/03, devendo chegar a Curitiba no dia seguinte. Nós estudantes de Curso Tecnologia em Segurança no Trabalho estivemos presentes e gostaríamos de falar diretamente com ele junto com o Secretario do Trabalho de Curitiba Jorge Bernardi, solicitar e mostrar como nós Tecnólogos podemos entrar neste mercado de trabalho e preencher muitas vagas que estão sobrando no mercado de trabalho, porém não são preenchidas por falta de qualificação profissional. Como o mesmo não esteve no evento nesta data, sendo então entregue um documento ao Sr. Jorge Bernardi que solicita regulamentação do curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho, o qual assumiu o compromisso de entregar diretamente ao Ministro Carlos Lupi no dia seguinte (13/03) e lutar juntos por uma regulamentação do curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho, sabemos da importância do secretario e da ligação que tem com alunos de tecnologia (http://www.jorgebernardi.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=283&Itemid=1). Também foi entregue um abaixo assinada contendo 146 assinaturas de estudantes de Técnologia em Segurança no Trabalho. Agora nos resta aguardar alguns dias para ver se vamos ter alguma resposta.
O nosso agradecimento a colega Missula Souza, guerreira nesta luta.

Abaixo o Documento entregue.(Formatação do documento alterada ao publicar aqui)
Curitiba, 13 de março de 2009.


Ao Ilmo Sr. Jorge Bernardi

Assunto:
Regulamentação da profissão de Tecnólogo de Segurança e Saúde no Trabalho.

Realizamos na FATEC Internacional o curso de Graduação de Tecnólogo de Segurança e Saúde no Trabalho (TSST).
O Tecnólogo realiza basicamente a função de gestor de segurança dentro da área de segurança e medicina no trabalho. De conhecimento existe apenas um (TSST) formado pela Uniandrade, que exerce a função de gestor em uma empresa na área de construção civil.

A REALIDADE:

Atualmente existem vários grupos que lutam para o reconhecimento da profissão no mercado brasileiro.
• A profissão não é regulamentada.
• Não existe registro no Ministério do trabalho segundo informado pelo TRT.
• Na Norma Regulamentadora (NR 4) que normatiza os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, não faz relação à função de tecnólogo.
• Apesar de formação com carga horária igual ou superior a (2.500horas/aulas), com duração de três anos e superior ao do curso Técnico de Segurança do Trabalho, o formado não pode exercer a função de técnico ou equivalente.
Em Portugal, já existe o reconhecimento da profissão prevista na sua legislação.
Curitiba, reconhecidamente, sempre lançou inovações no mercado, tanto no campo da administração pública como na administração privada. Mostra-se presente na tecnologia do seu transporte, na cultura, na educação e no seu desenvolvimento em geral.

A COMISSÃO TRIPARTITE:
• É composta por representantes do governo, dos trabalhadores e da FUNDACENTRO.
• A comissão tripartite não tem sido atuante em suas discussões para alteração da normativa para inserção do tecnólogo (TSST), atuando de forma não representativa.

DA SOLICITAÇÃO:
Sabendo da vossa representatividade política e reconhecido interesse pelas causas sociais e trabalhistas, é de nossa intenção:
• Criar a profissão de tecnólogo de segurança do trabalho como graduado (curso superior) nas atividades inerentes ao cargo.
• Incluir no quadro do Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) a função de (TSST).
• Criar piso salarial para a categoria.
• Que vossa senhoria possa representar nossa solicitações supra-citadas, com o devido reconhecimento a profissão, suprindo a demanda que existe no mercado.

Sem mais para o momento:


Respeitosamente.


Missula Aparecida de Souza
Acadêmica de Tecnologia em Segurança e Saúde do Trabalho.

7 comentários

  1. Anonymous says:

    Amigo, obrigada pelo carinho, mas a luta pelo reconhecimento é nossa, e vamos vence-la. O documento foi entregue no dia 13/03/09 ás 17:00h em mãos, o Ministro tomou ciencia das revendicações, agora e fortalecer nossa luta em DEUS, e nas pessoas que acreditam na vitória.
    Missula Souza

  2. Rafael says:

    Você está de parabéns Missula

  3. luciene says:

    Nossa luta tem que ser continua, não podemos dar trégua, unindo forças seremos mais que vencedores, o trabalhador brasileiro merece e tem direito a profissionais capacitados principalmente na conscientização da real necessidade de mudança.
    Luciene Silva...lucieneaps@hotmail.com...cursando 3°periodo em tecnologia em segurança do trabalho. Anapolis Go

  4. junior says:

    minha amiga vamos lutar ate o fim sou jr de feira ba

  5. Anonymous says:

    Parabéns, muito bem elaborado!! Sou estudante do curso e vejo a falta deste profissional no mercado para o crescimento das empresas e bem estar do trabalahador. Com a globalização, a educação incrementa a riqueza de um pais , muito mais do que qualquer outro fator produtivo. O nosso país precisa se destacar e crescer ainda mais, precisamos de força maior e falta tão pouco. Regularizar já !!!

    cleice gurjão- FTC/BELÈM / PA

  6. zero_candido says:

    Eu me formei em dezembro do ano de2007 e estou aguardando a oportunidade de me registrar como profissional Tecnólogo em Segurança do Trabalho e fico abismado de ouvir em toda a mídia que no Brasil foi regularizada a profissão de "sacoleiros". Não tenho nada contra essa classe más lhes pergunto. Onde foi que esse pessoal estudou? Daí me vem a resposta. No nosso país é assim mesmo prevalece o que é ilícito. Pois basta assistir os jornais diariamente que esporádicamente sacoleiros são abordados com contrabando nas proximidades da ponte da amizade.
    Pelo amor de DEUS ministro da educação abra seus olhos para essa populaçao de estudantes que estão precisando de um registro para poder exercer sua profissão.
    Nós frequentamos uma escola durante 2500 horas!!!!!!!
    zero_candido@yahoo.com.br

  7. Gilberto says:

    Estou começando agora o curso de tecnólogo em segurança do trabalho e tenho plena confiança que conseguiremos o reconhecimento desta profissão que a cada dia cresce no Brasil. Vamos a luta para conseguirmos almejar nossos objetivos. Gilberto Soares
    Brasilia-DF

Leave a Reply