Subscribe:Posts Comments

You Are Here: HomeLuta pela regulamentação � Novo Projeto de Bacharelado em Segurança no Trabalho


Esta semana recebi um e-mail informando de um projeto que tramita na Câmara dos Deputados,li e comecei a pensar, meu raciocinio diz que tem alguns Deputados estão precisando se integrar mais na Câmara, estão tentando fazer oque já esta pronto, só falta aprovar. Estou me referindo ao projeto do Deputado Bonifácio de Andrada - PSDB / MG( PL6179/2009), concordo plenamente que precisamos de novas graduações, mas que tal se interar e ver que já existe o Tecnólogo que só falta ser aprovado e sancionado pelo Presidente, depois poderiamos fazer um Bacharellado, isso só vai fazer a área crescer e dar mais proteção aos trabalhadores. Deixo claro que não tenho nada contra a criação do Projeto, mas sim contra não votar oque está parado na Câmara !

Para quem quiser ver o Projeto vou deixar o projeto aqui:

PROJETO DE LEI Nº................................/2009
(do Sr. Bonifácio de Andrada)
Dispõe sobre o Bacharelado em Segurança do Trabalho e dá outras disposições.

Art. 1º. Substituam-se na Lei 7.410/85, os artigos abaixo com as seguintes alterações numéricas indicadas:
“Art. 3º. Fica instituído o Bacharelado em Segurança do Trabalho com o título de Bacharel em Segurança do Trabalho ou Agente Superior de Segurança do Trabalho, cujo curso terá currículo fixado pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Medicina e Segurança do Trabalho(FUNDACENTRO) ou pelas Universidades existentes no país, devendo do mesmo constar matérias vinculadas ao disposto no artigo 154 e seguintes da Consolidação das
Leis do Trabalho, alterados pela Lei 6.514/67”.
“Art. 4º. Os alunos que forem aprovados no Curso Técnico de Segurança do Trabalho terão preferência no processo seletivo ou vestibular no curso mencionado no artigo anterior”.
Art. 2º. O art. 3º na atual Lei passa a ser o art. 5º, o art. 4º passa a ser o 6º e o art. 5º passa a ser o 7º.
Art. 3º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
A segurança do trabalho constitui hoje, com os avanços técnicos, uma área fundamental da economia social e das atividades empresariais.
A Legislação de 1967, de 30 anos atrás, portanto, cria a figura do Técnico em Segurança do Trabalho, mas os dias atuais revelam que há a necessidade de se formar um profissional de curso superior capaz de exercer atividades que se ajustem a nossa época, em face da complexidade das exigências sociais do mercado de trabalho. A legislação trabalhista constante nos artigos 154, 155, 156, 157, 158 e outros, da Consolidação das Leis do Trabalho, revela a importância dessa tarefa ou atividade dentro e fora das empresas. Daí a necessidade de se regulamentar, em tempos modernos, o assunto que, na prática, nada mais é que preencher uma atividade de alta importância, que atualmente só tem o Técnico como expressão profissional.

Cumpre, finalmente, mencionar que o profissional da segurança do trabalho é tão importante que a legislação faz referência a uma Campanha Nacional de Segurança de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a qual, logicamente, necessita de profissionais graduados para exercer essas importantes atividades.
Sala das Sessões, em 6 de outubro de 2009.
Bonifácio de Andrada
Deputado Federal

2 comentários

  1. Anonymous says:

    TAMBEM SOU TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO E ACHO ISSO UM ABSURDO, POIS, O TECNOLOGO DO TRABALHO NAO ESTA PRONTO PRA ENCARRAR A VIDA COMO PRIORIDADE NOS AMBIENTES DE TRABALHO, ONDE ELES ESTAO MAIS FOCADOS NA REALIDADE É EM ATUAR NAS AREAS ADMINISTRATIVAS DO QUE O BEM ESTAR DOS PROFISSIONAIS NO AMBIENTE DE SUAS JORNADAS DIARIAS, NEM SE QUER ESTA INCLUIDO NO SESMET, ISSO DESMORALIZA OS TECNICOS.

  2. Anonymous says:

    Caros colegas, o que vocês estã dizendo é sem fundamento, eu sou Técnico de Segurança formado pelo SENAI e também sou Tecnólogo em Higiene e Segurança do Trabalho, quem são vocês para dizerem que não tenho capacidade para tal, estamos lutando sim para ser incluído o Tecnólogo na NR4 e quem não quiser ficar no meio do caminho, que corra para se especializar e deixe de ficar falando besteiras sem fundamento de quem procura seus ideais, sem ficar se acomodando em cima de uma profissão, só porque ela é regulamentada.

Leave a Reply