Subscribe:Posts Comments

You Are Here: HomeTecnólogos � Cursos Tecnólogos


Sempre tivemos boas relações com os Técnicos em Segurança no trabalho, estudamos juntos, temos amigos Técnicos e com certeza vamos trabalhar juntos e nem por isso precisamos ignorar profissionais que buscam uma formação e melhor colocação no mercado e trabalho procuram fazer algo por uma sociedade melhor.
Mas como sempre tem alguém que insiste em dizer que somos “criaturas e estamos jogando dinheiro fora, este curso não vale nada” deixo aqui a matéria exibida no Fantástico da Rede Globo dia 23/11/08 que fala sobre o que é Tecnólogo e Técnico.
Se o Governo já autorizou até as instituições federais a dar o curso com certeza vai regulamentar ou então paga estes profissionais pra ganhar e não trabalhar, pois ele autorizou os cursos de graduação então será obrigado a regulamentar. Aqui o link do projeto:
http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=372560
Veja a matéria na integra aqui:
Muita gente pensa que o curso tecnológico é um curso de nível técnico. Não é. Por lei, o curso tecnológico tem nível superior – embora sua duração seja de dois a três anos. Seu objetivo é o de formar especialistas em determinadas áreas.
Especialistas como Amanda de Oliveira. Ela não é médica, nem enfermeira. Mas cuida de vidas. Formada pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec), no interior de São Paulo, a jovem de apenas 23 anos é responsável pela manutenção das máquinas de hemodiálise de um hospital da cidade.

“Aos 21 anos, eu estava formada e empregada”, conta a tecnóloga em saúde Amanda de Oliveira.
Os cursos tecnológicos estão atraindo mais interessados a cada ano.

“Mais de 10% dos alunos matriculados em cursos superiores no Brasil já estão fazendo cursos tecnológicos. É uma explosão, realmente. Hoje, estamos passando por um apagão de mão-de-obra. Temos uma falta de profissionais especializados para os próximos anos. O curso tecnológico forma o profissional mais rapidamente para o mercado de trabalho“, diz o especialista em cursos de Tecnologia, Fabiano Caxito.

“Eu queria que o emprego me procurasse, não eu correr atrás de um emprego. E foi o que aconteceu”, conta o tecnólogo em mecânico Leonardo de Carvalho.

Essa é a parte clara da questão. Agora, vamos à zona cinzenta. Muitos tecnólogos reclamam que as empresas, ao selecionar os candidatos, não estão dando ao tecnólogo o mesmo valor que dão ao bacharel.
O professor Fabiano Caxito fez uma pesquisa em 350 empresas de São Paulo para investigar a aceitação do tecnólogo no mercado de trabalho: “Existe ainda um grande desconhecimento por parte do profissional de recursos humanos sobre o que é o curso tecnológico”, aponta.
Na disputa conta um candidato que estudou em uma faculdade convencional, às vezes o tecnólogo sai perdendo.

“Se os dois candidatos não tiverem nenhuma experiência profissional anterior, ainda há uma escolha pelo bacharel”, diz o professor Fabiano Caxito.
O curso de tecnólogo não é recomendável para quem está há muito tempo em uma área e deseja partir para outra área, completamente diferente. Por exemplo: alguém trabalhou sete anos na área financeira e quer fazer um curso de gestão de marketing. Em uma situação assim, o diploma pesará pouco, porque a empresa sempre dará preferência a candidatos com experiência anterior em Marketing.
O curso de tecnólogo também não é recomendável para jovens que estejam em dúvida quanto à carreira que desejam seguir. Nesse caso, o curso iria reduzir o leque de opções futuras de emprego. Seria melhor o jovem optar por um curso mais generalista, como economia ou administração.
Mas o curso tecnológico é altamente recomendável para quem já desempenha uma determinada função e deseja saber mais sobre ela. Aí sim o diploma vai se somar à experiência prática e melhorar muito o currículo.
É o caso de Maurício Alves e Eduardo Duarte. Os dois já eram técnicos em mecânica, estavam empregados e resolveram se especializar na Fatec. Hoje, ocupam cargos importantes em uma indústria de autopeças de Sorocaba.

“Sou responsável por uma linha de usinagem dentro da empresa”, conta Maurício Alves.

“Durante o curso, tive a oportunidade de viajar duas vezes para Europa e Canadá. A grande maioria dos meus colegas está empregada. Quem não está em empresa privada, hoje trabalha por conta própria e está muito bem”, comenta Eduardo Duarte.

Finalmente, existem cursos tecnológicos bons e outros não tão bons. Por isso, primeiro, o interessado deve verificar se o curso é reconhecido, no site do Ministério da educação. Depois, deve avaliar se a instituição de ensino tem renome no mercado de trabalho. Isso também pesa bastante.
“Acho que a aceitação do curso tecnológico vai aumentar muito”, aposta Fabiano Caxito.

“Foi a melhor decisão possível. Eu estava no lugar certo, na hora certa, com o curso certo nas mãos”, avalia a tecnóloga em saúde Amanda de Oliveira.
Em resumo, a diferença entre um curso superior de cinco anos e um curso tecnológico é o tamanho do alvo. No mercado de trabalho, quem faz um curso mais longo poderá mirar em vários setores do alvo. Quem faz o curso tecnológico terá que acertar na mosca.
Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL872880-15605,00-CURSO+TECNOLOGICO+E+BEM+ACEITO+NO+MERCADO.html
Tags: Tecnólogos

3 comentários

  1. Anonymous says:

    Ha dois anos sou técnico em segurança do trabalho, presto serviços para algumas empresas como autonomo, gostaria de aperfeiçoar meus conhecimentos, obter algum curso ou especialição um algum assunto referente a segurança do trabalho, quem sabe um tecnólogo em segurança do trabalho?!

  2. Anonymous says:

    Heim Anônimo.. parece que está saindo alguma coisa do gênero pela universidade positivo em Curitiba.. infelizmente nao sei informar se existe em outro lugar, certamente em São Paulo deve haver.

  3. Anonymous says:

    Boa Tarde, participei do processo seletivo nestes dias pela universidade unisa ( santo amaro ) com sistema EAD as parcelas são de 210 reais por mês, já me informei em todos os locais e a universidade tem autorização do Mec e possui todos os requisitos para dar este curso, infelizmente não tem polo educativo em sorocaba mais tem em piracicaba. ate mais

Leave a Reply