Subscribe:Posts Comments

You Are Here: HomeAcidentes de Trabalho , Fatores que causam acidentes � Principais fatores que causam os acidentes e doenças profissionais


Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso e, portanto, são passíveis de prevenção.
Sabemos que os acidentes ocorrem por falha humana ou por fatores ambientais.

FALHA HUMANA – A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes.
É toda ação consciente ou não, capaz de provocar algum dano ao trabalhador, aos companheiros de trabalho ou às máquinas, aos materiais e equipamentos.
Os processos educativos, a repetição das inspeções, as campanhas e outros recursos se prestarão a reduzir sensivelmente tais falhas, que podem ocorrer em virtude de:
Inaptidão entre o homem e a função;
Desconhecimento dos riscos da função e ou da forma de evitá-los;
Desajustamento, motivado por:
Seleção ineficaz;
Falhas de treinamento;
Problemas de relacionamento com a chefia ou companheiros;
Política salarial e promocional imprópria;
Clima de insegurança quanto à manutenção do emprego;
Diversas características de personalidade.
Nota-se, portanto, a necessidade de analisar tecnicamente um acidente, levantando todas as causas possíveis, uma vez que a falha humana pode ser provocada por circunstâncias que fogem ao alcance do empregado e poderiam ser evitadas. Tais circunstâncias poderiam, inclusive, não apontar o homem como o maior causador dos acidentes.
FATORES AMBIENTAIS – Os fatores ambientais (condições inseguras) de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho. Exemplificando, podemos citar:
Falta de iluminação;
Ruídos em excesso;
Falta de proteção nas partes móveis das máquinas;
Falta de limpeza e ordem (asseio);
Passagens e corredores obstruídos;
Piso escorregadio;
Proteção insuficiente ou ausente para o trabalhador.
Por ocasião das inspeções de segurança são levantados os fatores ambientais de insegurança e, por meio de recomendações para correção de tais falhas, elas poderão ser evitadas.
Embora nem todas as condições inseguras possam ser resolvidas, é sempre possível encontrar soluções parciais para as situações mais complexas e soluções totais para a maior parte dos problemas observados. Os fenômenos da natureza podem ser previstos, mas são de difícil controle pelo homem (raios, furacões, tempestades, etc).
Se conseguirmos controlar as falhas humanas e os fatores ambientais que concorrem para a causa de um acidente de trabalho, estaremos eliminando os acidentes.
Os instrumentos mais eficazes para a prevenção dos acidentes são:
Inspeções de segurança.
Processos educativos para o trabalhador.
Campanhas de segurança
Análise dos acidentes
CIPA atuante.

Um acidente pode envolver qualquer um, ou uma combinação dos seguintes fatores:
HOMEM – Uma lesão, que representa apenas um dos possíveis resultados de um acidente.
MATERIAL – Quando o acidente afeta apenas o material.
MAQUINARIA – Quando o acidente afeta apenas as máquinas. Raramente um acidente com máquina se limita a danificar somente a máquina.
EQUIPAMENTO – Quando envolver equipamentos, tais como: empilhadeiras, guindastes, transportadoras, etc.
TEMPO – Perda de tempo é o resultado constante de todo acidente, mesmo que não haja dano a nenhum dos fatores acima mencionado.

0 comentários

Leave a Reply